segunda-feira, 18 de junho de 2012

Macaco-do-japão

Macaca fuscata


Macaco-do-Japão


O macaco-do-Japão é uma espécie de hábitos diurnos, vive em grupos de até 100 elementos, numa latitude mais a Norte do que qualquer outro primata. É bom nadador e abriga-se do frio refugiando-se nas grutas e dormindo em grupo, muito apertados uns contra os outros. É natural do Japão, existe em florestas subtropicais abaixo dos 1500 metros. É o primata que vive mais a Norte, excepção feita ao homem. Pratica um dieta à base de fruta, sementes,folhas, fungos, invertebrados (caracóis, crustáceos e aranhas) e ovos de aves. A farta pelagem, em tons castanho-cinza, é bastante quente. Já face denota uma cor rosada.

Macacos-do-Japão em termas de água quente naturais
Diurno, vive em grupos de 20 a 100 elementos, constituídos por vários machos e fêmeas, triplicando estas o número de machos. As fêmeas apresentam um hierarquia rígida, sendo que as filhas herdam posição social da progenitora.
Os machos também têm uma hierarquia ainda que flexível, pois trocam de grupo a cada dois a quatro anos, especialmente na altura da reprodução. Tornou-se muito conhecido o seu hábito de tomar banho, no Inverno em fontes termais aquecidas.
A hierarquia social permite que o macho dominante possa interromper o acasalamento de um macho subordinado. O período gestacional é de 173 dias, ao fim dos quais nasce apenas uma cria, amamentada durante o primeiro ano de vida.Atingem a maturidade entre os três anos e meio (fêmea) e os cinco (macho). Um macho adulto pesa entre 8 a 13 quilos.
Macacos-do-Japão em águas quentes

Sem comentários:

Enviar um comentário